2.ª Chamada de Projetos de «Turismo Criativo»

oportunidade

2.ª Chamada de Projetos de “Turismo Criativo” no âmbito do CREATOUR (“Desenvolver Destinos de Turismo Criativo em Cidades de Pequena Dimensão e Áreas Rurais”), projeto de investigação coordenado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, está já disponível.

As candidaturas destinam-se todos os tipos de organizações, entidades e profissionais em Portugal (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) que tencionem desenvolver e implementar iniciativas ou projetos de turismo criativo e que pretendam colaborar com investigadores da área.

Serão selecionadas vinte propostas – 5 por cada uma das quatro regiões abrangidas – para darem origem a outras tantas iniciativas-piloto na área do turismo criativo, pelo menos até 2019, com a colaboração do projeto CREATOUR; para participarem em Laboratórios de Ideias / “IdeaLabs” (eventos) regionais e nacionais, onde estas iniciativas-piloto deverão ser apresentadas e discutidas; bem como cooperarem diretamente na investigação do projeto.

Serão privilegiados os projetos que possam contribuir para os processos de desenvolvimento local sustentáveis e baseados nos recursos endógenos, complementando e fortalecendo a rede e os projetos-piloto existentes (selecionados na 1ª Chamada de Projetos de “Turismo Criativo”).

Cada projeto selecionado será desenvolvido com mais detalhe durante um IdeaLab regional, na Primavera de 2018, apresentado num IdeaLab nacional, em maio de 2018, e implementado no Verão de 2018.

Mais informações acerca dos 20 projetos-piloto selecionados na 1ª Chamada de Projetos de “Turismo Criativo” pode ser consultada em: http://www.ces.uc.pt/creatour/pilots/.