Rota do Românico premiada

250

rota_romanico

A Rota do Românico foi reconhecida como um Emblema Regional, no âmbito dos Prémios “O Norte Somos Nós”, promovidos pela CCDR-N e pelo Jornal de Notícias.

Os Prémios “O Norte Somos Nós” pretendem divulgar o contributo da aplicação dos fundos da União Europeia no desenvolvimento da Região do Norte, dando visibilidade pública a pessoas e instituições associadas a projetos inovadores e dotados de elevado efeito demonstrativo.

Neste concurso foram considerados os projetos apoiados pelo “ON.2 – O Novo Norte” no anterior ciclo comunitário (QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional), que vigorou entre 2007 e 2013.

Para além dos 21 projetos finalistas (em sete categorias), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e o Jornal de Notícias, enquanto entidades organizadoras desta iniciativa, vão distinguir também pessoas e instituições cujo trabalho já foi validado publicamente com a atribuição de prémios ou com investimentos replicados noutras regiões europeias.

No caso da Rota do Românico, o reconhecimento como “Emblema Regional” destaca o trabalho realizado em prol da conservação e valorização patrimoniais, alvo já de distinções como o Prémio Novo Norte, na categoria “Norte Civitas”, ou do Prémio Turismo de Portugal 2009, na categoria “Requalificação de Projeto Público”.

Foram também considerados como “Emblemas Regionais”, os projetos do “Art on Chairs” (promovido pelo Município de Paredes), “Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura”, “Passadiços do Paiva”, o “Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões” e o “Vale do Varosa”, entre outros.

Fonte: Rota do Românico

Siga-nos