“As Ilhas do Ouro Branco – Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)” em exposição

exp_ilhas_ouro_branco

O Museu Nacional de Arte Antiga inaugura hoje “As Ilhas do Ouro Branco – Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI), uma seleção das obras que os dividendos do açúcar trouxeram para a ilha.

Um produto que se tornou tão importante na economia local que entrou nas armas da cidade do Funchal e ainda hoje permanece e cuja evocação se faz na exposição que na quinta-feira abre ao público através de um pote de purgar o açúcar, um pão de açúcar, gravuras do processo e objetos com as armas gravadas.

Estas são algumas das 86 peças selecionadas pelos curadores Fernando Baptista Pereira e Francisco Clode de Sousa para a galeria de exposições temporárias do museu, abrindo as celebrações dos 600 anos da descoberta do arquipélago da Madeira, como avançou o diretor do Museu de Arte Antiga, António Filipe Pimentel.

“As Ilhas do Ouro Branco – Encomenda Artística na Madeira (séculos XV-XVI)” pode ser vista até 18 de março.

Fonte: DN