Buçaco classificado como monumento nacional

bucaco

O Conselho de Ministro aprovou o decreto que classifica como monumento nacional o conjunto do Palace Hotel do Buçaco e mata envolvente, incluindo as capelas e ermidas, Cruz Alta e Convento de Santa Cruz.

(…)

Neste momento, a Fundação Mata do Buçaco tem em curso obras de recuperação do Convento de Santa Cruz e das Capelas dos Passos e Via-Sacra no Buçaco, um investimento de 800 mil euros.

Com uma duração prevista de nove meses, as obras são cofinanciadas em 85% por fundos comunitários e decorrem sob a orientação da Direção Regional de Cultura do Centro, com quem a autarquia celebrou um contrato que lhe garante a condição de “dono da obra”.

“É uma empreitada fundamental, que não teria sido possível sem o esforço do município e que será o primeiro passo para o projeto mais alargado de recuperação de todo o património edificado existente dentro do recinto da Mata”, disse à Lusa o presidente da Fundação Mata do Buçaco, António Gravato.

Dentro dos 105 hectares de mata existem 140 edifícios, muitos deles de interesse histórico reconhecido, como é o caso do Convento de Santa Cruz ou o Palace Hotel do Buçaco, instalado desde 1917 num pavilhão de caça dos últimos reis de Portugal

Fonte: DN