INE dá a conhecer gastos das famílias portuguesas com lazer e cultura

cinema

As famílias portuguesas gastaram, em média, 845 euros em atividades de lazer e cultura, em 2016, o que corresponde a apenas 4,2% das despesas totais efetuadas, revelouo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Entre as atividades de lazer e cultura nas quais os portugueses gastaram dinheiro em 2016 estão espectáculos ao vivo, idas ao cinema ou ao teatro, compra de livros, jornais e artigos de papelaria, equipamento fotográfico e audiovisual, e realização de férias organizadas.

No relatório anual de estatísticas do INE da área da Cultura, lê-se ainda que, nas zonas predominantemente urbanas, as despesas médias com cultura e lazer foram quase o dobro em relação às zonas mais rurais, totalizando 953 euros e 500 euros respetivamente.

De acordo com o INE, em 2016 os preços de bens e serviços no consumidor aumentaram 0,7 por cento em relação a 2015.

Ainda sobre estatísticas de consumo, e citando um inquérito à educação e formação de adultos, o INE revela que, no ano passado, 67,2 por cento dos residentes entre os 18 e os 69 anos assistiram a espectáculos ao vivo e, desse universo, 45,6 por cento disse ter ido pelo menos uma vez ao cinema.

Em 2016, 61,2 por cento dos inquiridos disse não ter lido qualquer livro enquanto atividade de lazer.

(…)

Fonte: RTP