Festival de Cinema de Guerra 2018

festival_Cinema_Guerra_Raia_2018

A AIAR, associação de desenvolvimento pela Cultura, na sequência da edição do Festival de Cinema de Guerra de 2017, organiza, com o apoio do Município de Elvas e da Direção Regional de Cultura do Alentejo, o Festival de Cinema de Guerra 2018.

O Festival de Cinema de Guerra de Elvas, que teve início no dia 5 de Janeiro e terminará a 27 do mesmo mês, será composto por uma Sessão Central de Filmes em Competição, e três Secções autónomas,– “Évora em Elvas”, da responsabilidade do grupo Cinema fora dos Leões, ligado à Universidade de Évora; “Memória da Guerra de Africa”, da responsabilidade do Cineclube de Elvas e da Liga dos Amigos do Museu Militar de Elvas e a “Maratona Guerra das Estrelas” a acontecer na Escola Secundária D. Sancho II . Para além destas, realizar-se-á uma Matinée Infanto-Juvenil.

Os filmes a concurso serão:

• DUNKIRK de Christopher Nolan
  • A ESCOLHA DO REI de Erik Poppe
  • IDA de Pawel Pawlikowski
  • A NOITE CAIRÁ de André Singer
  • A GRANDE MURALHA de Zhang Yimou
  • ESPIRITO DE 45 de Ken Loach
  • O ÚLTIMO DOS INJUSTOS” de Claude Lanzmann

O Júri será presidido pelo realizador João Botelho, integrando outras individualidades onde se destacam o colecionador António Cachola, o historiador militar Tenete Coronel Abilio Pires Lousada e o ficcionista e investigador Sérgio L. Carvalho, entre outros.