Misericórdia de Borba quer converter edifício de antigo hospital em museu virtual

A Misericórdia de Borba, no distrito de Évora, pretende transformar um edifício do século XIV, onde funcionou o antigo hospital da instituição, num museu virtual, segundo o provedor, Rui Bacalhau.

Segundo o provedor, o edifício, propriedade da Santa Casa da Misericórdia e situado no centro da cidade alentejana, está devoluto há cerca de dez anos, querendo a instituição adaptá-lo a museu virtual, com destaque para a “luz, imagem, fotografia e difusão musical”.

“Pretendemos criar um museu moderno e aproveitar as tradições do Alentejo e as imagens da região para que possam ser observadas em todo o mundo, além de estar previsto para aquele espaço um centro de produção e difusão musical”, explicou o provedor.

Rui Bacalhau adiantou que já existe um anteprojeto para a criação do museu, que envolve uma parceria com o município de Borba, estando previsto que o projeto comece a ser desenvolvido este ano.

A Misericórdia, de acordo com o provedor, vai tentar obter financiamento comunitário para avançar com a obra de requalificação do imóvel.

Fonte: Sapo24