Souto de Moura desenha capela para pavilhão da Santa Sé na Bienal de Arquitetura de Veneza

souto-moura-augusto-brazio

O arquiteto português Eduardo Souto de Moura, vencedor de um prémio Pritzker, é um dos dez convidados pela Santa Sé para a conceção do seu primeiro pavilhão na Bienal de Arquitetura de Veneza.

O Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) anuncia, em comunicado, que o Vaticano vai marcar presença na 16ª edição da mostra internacional, de 26 de maio a 25 de novembro deste ano, com um pavilhão na ilha de San Giorgio Maggiore.

A participação inédita vai ser feita através da construção de dez capelas projetadas por arquitetos de diversas partes do mundo.

A inspiração para o pavilhão da Santa Sé será a “Capela no Bosque”, construída em 1920 por Gunnar Asplund no cemitério de Estocolmo.

O projeto é promovido diretamente pelo cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, com curadoria de Francesco Dal Co, historiador italiano de arquitetura.

(…)

Segundo o site especializado ‘Archdaily’, os outros arquitetos convidados são Carla Juaçaba, Brasil; Smiljan Radic, Chile; Javier Corvalán, Paraguai; Eva Prats & Ricardo Flores (Flores & Prats), Espanha; Sean Godsell, Austrália; Norman Foster, Reino Unido; Andrew Berman, Estados Unidos da América; Teronobu Fujimori, Japão; Francesco Cellini, Itália.

Fonte: Ecclesia