Torres Vedras prepara Centro de Artes e da Criatividade

carnaval

A Câmara de Torres Vedras aprovou lançar um concurso, no valor de 890 mil euros, para reabilitar o espaço público entre o Jardim do Choupal e o futuro museu do carnaval, que está em construção.

As obras na encosta do Choupal vêm requalificar a zona entre o Jardim do Choupal, cujas obras de reabilitação foram inauguradas em 2015, e o futuro  (com espólio associado ao Carnaval torriense), contribuindo assim para melhorar a entrada norte da cidade, considerada “desqualificada” pelo município.

A decorrer está a empreitada, orçada em 3,4 milhões de euros, de transformação de um antigo matadouro da cidade no Centro de Artes e Criatividade, que deverá ficar concluída no final deste ano.

O futuro Centro de Artes e da Criatividade, junto ao qual o município inaugurou em 2017 uma caraça gigante durante o Carnaval, vai ter três pisos, com loja, auditório, sala de exposições temporárias e centro de documentação (rés-do-chão), oficinas de expressão artística e oficinas de manutenção (1.º piso), sala de exposições permanentes, gabinetes de trabalho e sala de conservação e restauro.

Segundo um estudo económico divulgado, deverá receber por ano entre 75 mil e 116 mil visitantes e ter receitas anuais na ordem dos 380 mil euros, abaixo dos custos, estimados em 431 mil euros.