Um novo museu vai surgir em Lisboa

lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou, na quarta-feira, uma moção do PSD no sentido da criação do Museu Virtual do Património Edificado e Paisagístico, no seguimento da revisão da Carta Municipal do Património.

A moção apresentada pelos vereadores João Pedro Costa e Teresa Leal Coelho foi aprovada por unanimidade pelo executivo e prevê que seja iniciada a preparação para a existência deste museu digital.

O documento aponta, ainda, que seja desenvolvida, “de imediato, uma metodologia para a conceção e implementação deste museu virtual, que envolva os vários serviços municipais com competência para o efeito, a Direção Geral do Património Cultural, e as universidades de Lisboa”.

João Pedro Costa defendeu, na reunião de Câmara, que a revisão da Carta Municipal do Património Edificado e Paisagístico, que também foi aprovada hoje, é uma “excelente oportunidade” para a criação deste museu.

Na opinião do autarca social-democrata, esta iniciativa “apresenta um elevado potencial para o desenvolvimento da cidade” e “permite um “melhor conhecimento dos imóveis”, uma vez que possibilitará aceder a variada informação sobre cada um dos edifícios.

O responsável advogou que o museu irá contribuir “para a divulgação do património de Lisboa e da cultura olisiponense” e “reforçar a rede museológica de Lisboa”, constituindo “uma plataforma relevante articulada com o Museu da Cidade” e um “veículo central para a promoção do Turismo de Lisboa”.

João Pedro Costa defendeu que este museu deverá “ser acessível através de um sítio de internet e de uma nova aplicação facilmente inteligível”.

Na reunião, a Câmara de Lisboa aprovou, também, a constituição de um conselho científico com vista à revisão da Carta Municipal do Património Edificado e Paisagístico.

(…)

Fonte: DN