Museu de Arte Moderna do Luxemburgo dedica exposição a João Penalva

257

joao_penalva

João Penalva
Kitsune, 2000
Video projection (DVD)
57 min
Collection Mudam Luxembourg
Acquisition 2001
© Video still: Mudam Luxembourg

 

O Museu de Arte Moderna (MUDAM) do Luxemburgo vai dedicar uma exposição ao artista português João Penalva, a inaugurar no dia 02 de março, comissariada por Clément Minighetti.

Nascido em 1949, Penalva formou-se em ballet clássico e “percorreu os palcos europeus como bailarino profissional e cenógrafo”, antes de se fixar em Londres, onde estudou Belas-Artes, momento a partir do qual se passou a dedicar à pintura.

“Ao longo da década seguinte, estabeleceu-se como pintor neoexpressionista, aclamado em Portugal e no Reino Unido, embora nos anos 90 se tenha aberto a uma progressiva diversificação e complexificação das linguagens artísticas usadas, explorando o vídeo, a instalação, a fotografia, a música, e correlacionando imagem, texto e linguagem em função do valor central duma narratividade — construindo-a e desconstruindo-a, alternadamente”, de acordo com a biografia existente na página da Fundação Calouste Gulbenkian.

Penalva representou Portugal na XXIII Bienal Internacional de São Paulo, em 1996, e na Bienal de Veneza, em 2001, tendo exposto em múltiplas outras bienais internacionais.

A exposição no Luxemburgo vai estar aberta ao público de 03 de março a 16 de setembro, de acordo com o MUDAM.

Fonte: DN

Para mais informações (+)

Siga-nos