Gravuras nas margens do rio Guadiana vão ser investigadas

186

 

A Direção Regional de Cultura do Alentejo considera que as cinco gravuras descobertas nas margens do rio Guadiana, em Elvas (Portalegre), após a descida das águas provocada pela seca, constituem uma manifestação de interesse de arte rupestre.

Em comunicado enviado à agência Lusa, os serviços regionais do Ministério da Cultura explicam que, “neste momento”, estão a “preparar uma campanha de estudo e documentação gráfica e fotográfica” destes novos achados, adiantando em título que a arte rupestre no Guadiana pode ser inédita.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo relata que já enviou um arqueólogo ao local, que teve “oportunidade de confirmar ‘in loco’” o interesse da descoberta das gravuras, que vários especialistas e arqueólogos admitem ser da época pós-paleolítica.

Os painéis foram encontrados na semana passada, na margem portuguesa do Guadiana, por um antigo militar espanhol, Joaquin Larios Cuello, na zona da ponte da Ajuda, perto da cidade raiana de Elvas, no distrito de Portalegre.

(…)

As primeiras gravuras de arte rupestre no Guadiana foram descobertas na década de 70 do século XX, na zona do Pulo do Lobo, no concelho de Mértola, distrito de Beja, tendo, depois, em 2001 e 2002, sido registados mais achados aquando da construção da Barragem do Alqueva.

(…)

Fonte: Sapo24

Siga-nos