Museu Nogueira da Silva acolhe festival chinês das lanternas no Jardim do Chá

festival_lanternas_nogueira_silva

No dia 02 de março, o Museu Nogueira da Silva, em Braga, acolhe o Festival das Lanternas, um dos festivais mais antigos e importantes da China. É celebrado no 15.° dia do primeiro mês do calendário lunar e marca o fim das comemorações do Novo Ano Chinês.

O Museu Nogueira da Silva adiantou que “a celebração deste festival inclui, habitualmente, uma exuberante ornamentação das ruas, casas e templos, através de lanternas de papel, vermelhas, a cor da boa sorte”.

O programa (provisório) do evento prevê, para a galeria, às 21:00, uma breve apresentação do Festival das Lanternas; segue-se um pequeno concerto de música tradicional chinesa em Gu Zheng; No salão de chá do Museu e às 21:30 há a Cerimónia do Chá, seguida de charadas tradicionais chinesas, e de degustação de tangyuan (doce tradicional do festival das lanternas) e chá chinês.

A organização é do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, com o apoio do Museu. A participação na atividade inclui “uma jóia” no valor de cinco euros) dedutível em despesas efetuadas no salão de chá.

Fonte: O Minho