“Conceção e financiamento de projetos de valorização cultural e turística”

Cartaz_sessao_tecnica_2

Na última edição do Seminário Pporto.pt, realizado em Setembro, em Lisboa, o Pporto.pt e a VERde NOVO anunciaram a preparação de um plano de atividades orientado para a promoção e facilitação da INOVAÇÃO junto das organizações e profissionais do sistema cultural português.

Numa primeira fase, procuramos envolver os agentes interessados, auscultando-os relativamente ao respetivo desempenho, necessidades e desafios em termos de inovação. Mais uma, o nossos agradecimento a todos os que colaboraram no preenchimento do inquérito disponibilizado online.

Neste contexto,  e dando seguimento ao que nos propomos através da  Plataforma Cultura e Inovação, promovemos uma Sessão Técnica  “Conceção e financiamento de projetos de valorização cultural e turística”.

Dia 20 de Março 2018
Auditório 203
Universidade Portucalense

Enquadramento e objetivos:
A valorização turística e cultural de recursos, ativos e territórios é um importante desafio para o desenvolvimento económico e social.
Assim, os projetos e atividades que visam essa valorização devem ser concebidos através da aplicação de metodologias e ferramentas capazes de maximizar os respetivos resultados.
Neste contexto, esta ação tem como objetivos:
– conhecer e aplicar metodologias e ferramentas de conceção e planeamento de projetos de valorização turística e cultural
– conhecer medidas de apoio disponíveis para apoiar e financiar projetos de valorização turística e cultural
– potenciar networking, partilha e discussão entre profissionais das áreas da cultura, turismo e desenvolvimento territorial

Destinatários:
– profissionais do setor cultural e criativo
– profissionais do setor do turismo
– profissionais de organizações com atuação no desenvolvimento territorial (Ex: autarquias, associações de desenvolvimento, etc)

PARTE I: Metodologias, medidas de apoio e casos práticos

09.00 Receção
09.15 Boas vindas | PATRÍCIA REMELGADO (Pporto.pt)
09.30 Metodologias e ferramentas | ANTÓNIO LUÍS FERREIRA (VERde NOVO)
11.00 Coffee Break
11.15 Medidas de apoio | ANTÓNIO LUÍS FERREIRA (VERde NOVO)
• Linhas de apoio do Turismo de Portugal
• Outras medidas
11.45 Casos práticos

• Projeto Water | Isabel Vaz de Freitas (Universidade Portucalense)
• Quintandona | MARIA JOSÉ SANTOS (Museu de Penafiel)
• Linho de Cerva e Limões | SANDRA TEIXEIRA (VERde NOVO)
12:40 Debate
13:00 Encerramento PARTE I

Algumas ferramentas a abordar na Parte I (Metodologias e ferramentas):
Design Thinking aplicado à gestão de projetos culturais e turísticos
– Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (baseado na abordagem Logical Framework)
– Business Model Canvas adaptado à gestão de projetos culturais e turísticos

PARTE II: Prototipagem de Projetos de Valorização Turística e Cultural

14.00 Enquadramento
14.30 Prototipagem de projetos (Team practice)
17.45 Apresentações | Debate | Partilha
18.30 Encerramento PARTE II

Algumas ferramentas a utilizar na Parte II (Prototipagem de projetos):

Pretende-se testar a aplicação de ferramentas de conceção e planeamento de projetos de valorização turística e cultural, através de um trabalho em equipa, articulando e potenciando diferentes competências e experiências. Os participantes poderão aplicar as ferramentas a casos reais nos quais estão envolvidos ou utilizar casos simulados propostos pelo animador.

Algumas ferramentas a utilizar:
– estruturação da visão & backcasting
– mapa de stakeholders
canvas de projeto
– matriz de enquadramento lógico

Preço:
PARTE I: 40 euros (IVA incluído)
PARTE I + PARTE II: 100 euros (IVA incluído)

Faça a sua inscrição através do Formulário disponível online:

Para mais informações:
geral@verdenovo.pt