Visita de Autor com Joel Cleto, em Caminha

joel_cleto_caminha

Participação gratuita.

Inscrições a decorrer: cultura@cm-caminha.pt

A Autarquia de Caminha promove no próximo sábado dia 24 de Março, a primeira (de duas) caminhadas-guiadas pela História, Património e Lendas do Caminho Português de Santiago, que atravessa este concelho na sua variante pela Costa. Esta iniciativa, que decorre no âmbito do projeto “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, objeto de candidatura ao programa Norte 2020, sublinha a importância patrimonial e identitária destes trajectos que foram já classificados pelo Conselho da Europa como Primeiro Itinerário Cultural Europeu.

Também a UNESCO  classificou alguns destes troços como Património da Humanidade, uma vez que se constituíram, ao longo dos séculos, em privilegiados meios de difusão, não só religiosa, mas também artística, cultural, sacra e profana. Por tal motivo, e Caminha não é excepção, estes percursos encontram-se profundamente marcados por relevantes marcas históricas e patrimoniais.

Ao longo destes percursos, guiados pelo arqueólogo e historiador Joel Cleto, autor e apresentador da série “Caminhos da Historia” na estação televisiva Porto Canal, conheceremos alguma dessa Herança existente no concelho de Caminha e explicar-se-á, igualmente, a origem histórica e tradicional dos Caminhos de Santiago.