Inauguração do Centro de recursos de formação nas Artes e Ofícios do Património – CAO

341

centro_artes_oficios_patrimonio

É hoje inaugurado o Centro de recursos de formação nas Artes e Ofícios do Património – CAOP. Projecto da Associação InCIDADES, desenvolvido em cooperação com a Câmara Municipal de Elvas, foi integrado na Euro cidade Elvas/Campo Maior/Badajoz.

InCIDADES é uma Associação sem fins lucrativos, que tem por missão a salvaguarda da identidade das cidades e regiões, através da conservação e valorização do Património, enquanto factor de desenvolvimento sustentável.
Nesta data será assinado um protocolo com a Comissão Nacional da UNESCO, para constituição, no CAOP, de um Clube UNESCO para as Artes e Ofícios do Património.

Considerando que a atractividade dos territórios se constrói a partir da sua identidade – o património material e imaterial – importa capacitar as pessoas que neles habitam a potenciar a matriz cultural que os diferencia, e promover o desenvolvimento social e económico através da preservação dos saberes e saberes-fazer locais.

O projecto é desenvolvido com recurso a uma equipa multidisciplinar com vasta experiência nas áreas da conservação, salvaguarda e valorização do património construído, em parceria e colaboração com Instituições do sector: o Centro de Formação Profissional do Artesanato – CEARTE; a Direcção Regional de Cultura do Alentejo – DRCA; o Grémio do Património – GECoRPA; o Instituto Politécnico de Portalegre -IPP; o Laboratório Hércules da Universidade de Évora.

Para mais informações (+)