Anunciada constituição da Rede Portuguesa de Turismo Industrial

museu_chapelaria

Museu da Chapelaria, São João da Madeira

As 16 entidades que participaram no II Encontro de Turismo Industrial, que terminou sexta-feira, 6 de Abril, em São João da Madeira, vão avançar para a constituição da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, segundo informação avançada pela Lusa.

A decisão surge depois de essa ter sido uma das principais conclusões de um grupo de trabalho de tem vindo a trabalhar em rede de um modo informal, mas que pretende agora oficializar e regulamentar a estrutura.

“Na reunião em que estiveram representadas 16 entidades dos principais projectos de turismo industrial português, cobrindo todo o território nacional, destaca-se a conclusão de que São João da Madeira ficará como coordenador do grupo de trabalho para o levantamento das necessidades para criação formal da Rede Portuguesa de Turismo Industrial”, lê-se num documento emitido pelas entidades integrantes do projecto.

O parecer jurídico para redacção do documento com os estatutos será realizado pela Câmara Municipal de Famalicão, estando também previsto o desenvolvimento de um protocolo entre as entidades, com vista à colaboração numa base informal até à oficialização da nova estrutura.

O trabalho a desenvolver entretanto passará também por “promover um conjunto de iniciativas que promovam e apoiem a criação de projectos de Turismo Industrial” que demonstrem ser “relevantes para a oferta turística nacional”.

Fonte: Publituris