Novo director do MET faz história

met

Há um ano que o conselho de administração do Museu Metropolitan (Met) de Nova Iorque estava a tentar decidir quem substituiria Thomas Campbell, o director forçado a demitir-se em Fevereiro, na sequência dos maus resultados financeiros da instituição e no meio de alegações que davam como certa a sua relação com um membro do staff. A espera chegou ao fim esta terça-feira – Max Hollein, 48 anos, um homem nascido em Viena com um pedigree de respeito no mundo dos museus, foi o escolhido.

Hollein, que concorria com mais de 100 candidatos, segundo a publicação especializada The Art Newspaper, será o décimo director do Met e o primeiro em 60 anos a ser escolhido fora da sua equipa, escreve o diário norte-americano The New York Times, acrescentando que ele estivera já entre os mais fortes candidatos ao cargo quando Campbell foi o eleito, em 2008. Chegará a Nova Iorque no Verão, directamente saído do Museu de Belas Artes de São Francisco, que dirigia.

(…)

Fonte: Público