Governo anuncia novo museu em Matosinhos

matosinhos

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, revelou a constituição do Museu Nacional da Emigração em Matosinhos, projeto do arquiteto Souto de Moura.

José Luís Carneiro disse que “houve desenvolvimentos” recentes “com a Câmara Municipal de Matosinhos, tendo em vista dar prosseguimento a esse projeto da constituição de um museu da diáspora”.

“Há uma vontade de investimento financeiro de relativo vulto por parte da Câmara Municipal de Matosinhos”, afirmou o membro do Governo, na sessão de encerramento do Fórum Luso-Estudos, promovido pelo Observatório dos Lusodescendentes, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

O governante sublinhou que a constituição do museu da diáspora “é um objetivo nacional” e vincou a necessidade de articulação “com outras unidades museológicas no país”, como o Museu das Migrações e das Comunidades, em Fafe, o Espaço Memória e Fronteira, localizado em Melgaço, e o Museu da Emigração Açoriana, instalado na Ribeira Grande.

José Luís Carneiro ressalvou a importância “da herança histórica, não apenas nos países de acolhimento, mas na própria constituição da nacionalidade portuguesa”.

O Museu Nacional da Emigração é um projeto cuja criação foi aprovada, como recomendação, pela Assembleia da República, em 27 de outubro de 2017.

(…)

Fonte: DN