Óbidos inaugura Casa José Saramago

saramago

A Galeria do Pelourinho, em Óbidos é, a partir de agora, a Casa José Saramago, numa parceria entre a Fundação do Nobel da Literatura e a Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO.

A Casa José Saramago passa a ser, segundo Celeste Afonso, diretora executiva de Óbidos Cidade Criativa, “um espaço multifuncional e multicultural”, com uma programação própria, integrando ações promovidas pela Fundação José Saramago e outras da Óbidos Vila Literária.

Por ali vão passar “exposições, lançamentos de livros, filmes, espetáculos, ‘workshops'”, quer integrados na programação dos festivais literários Folio e Latitudes, quer “ao longo de todo o ano”, concretizando o objetivo deste espaço como “mostra do que se faz em termos literários em Portugal”, explicou Celeste Afonso.

O espaço “multifuncional e multicultural” vai contar com “uma biblioteca/sala de leitura, com toda a obra de Saramago em todas as línguas, e outros livros de outros autores”, revelou.

Dotada de um auditório, uma galeria e de um espaço sede da Cidade Criativa da Literatura, a Casa José Saramago obrigou a algumas obras de adaptação da até aqui Galeria do Pelourinho, num investimento de “dez mil euros, suportados pela Câmara de Óbidos”, parceira do projeto.