Ministro da Cultura demite diretora-geral das Artes por se manter à frente de empresa financiada pela DGArtes

dgartes

O Ministério da Cultura anunciou, na passada sexta-feira, ter cessado as funções da Diretora da Direção-Geral das Artes (DGArtes), Paula Varanda, por “perda de confiança política”. Em comunicado, o Ministério esclareceu ter tomado “conhecimento de factos que tornam incompatível a manutenção de Paula Varanda” no cargo, sem porém adiantar mais pormenores.

Segundo o jornal Público, em causa está a ligação da ex-responsável à empresa Dansul – Dança para a Comunidade no Sudeste Alentejano. Paula Varanda era diretora artística desta empresa com sede em Mértola e manteve essas funções mesmo depois de ter tomado posse como diretora da Direção-Geral das Artes.

(…)

“O Ministério da Cultura tomou a decisão de determinar a cessação de funções da Diretora da Direção-Geral das Artes, Paula Varanda, por perda de confiança política. O Ministério da Cultura tomou conhecimento de factos que tornam incompatível a manutenção de Paula Varanda no cargo Diretora-Geral das Artes”, pode ler-se na nota divulgada esta sexta-feira.

O Governo realçou que “todos os trabalhos em curso sob responsabilidade da Direção-Geral das Artes deverão decorrer dentro da normalidade e dos prazos previstos” e que, “nestas circunstâncias”, o Ministério da Cultura solicitará à Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) “a abertura de um novo concurso para o cargo”.

Fonte: Observador