Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior

IMD2018-poster-portuguese.indd

ENTRADAS GRATUITAS | 18 DE MAIO (9h30-12h00/14h30-18h00)

Exposições Permanentes «Da Manufactura à Industrialização dos Lanifícios» na Real Fábrica de Panos (Séc. 18) e na Real Fábrica Veiga: Industrialização dos Lanifícios (Séc. 19-20)

Exposições Temporárias «Instalações artísticas em diálogo com as exposições permanentes»

Draperies | de João Castro Silva | Área Arqueológica da Real Fábrica Veiga

Corrente | de Micaela de Vivero | Tanque de Água da Real Fábrica de Panos

Workshop | 18 de maio (10h00-12h00)

E-Têxteis: eletrónica nos têxteis

Com a orientação de Caroline Loss, Marta Sofia António e Rita Salvado, este workshop inspira-se na dupla KOBAKANT e na cultura DIY (do-it-yourself), com uma nova abordagem aos têxteis. Os participantes serão desafiados a combinar têxteis tradicionais com fios e tecidos condutores elétricos para criar produtos têxteis interativos. Recorrendo a técnicas manuais simples, serão criados circuitos elétricos em têxteis e interruptores e sensores têxteis, antecipando um futuro onde a tecnologia se poderá “vestir”. A participação neste Workshop é gratuita e por ordem de inscrição, prevendo-se um máximo de quinze participantes.

seminário | 18 DE MAIO (14h30-16h00)

Comunicação por luz visível: uma tecnologia emergente em museus

A conferência de Luís Nero Alves, Professor da Universidade de Aveiro e investigador do Instituto de Telecomunicações, apresenta a tecnologia de comunicação por luz visível VLC que, de forma muito discreta  e de baixo custo, pode complementar a atual infraestrutura wireless de determinados espaços, combinando iluminação com comunicação. A participação neste Seminário não necessita de inscrição.

inauguração de exposição | 19 DE MAIO (17h00)

«A Covilhã em aguarelas», de João Salcedas

Inaugura-se, na Real Fábrica Veiga, a exposição de pintura A Covilhã em aguarelas, de João Salcedas, natural de Vila do Carvalho, concelho da Covilhã. Trata-se de uma seleção de cerca de sessenta aguarelas, sobre papel fabriano, que mostram, de forma livremente poética e inspiradora, pessoas, lugares e detalhes singulares de diversos pontos da cidade da Covilhã, em diferentes períodos do ano, mas que também nos elucidam sobre o amor que o artista tem pela cidade que o viu nascer (até 15 de julho).

Itinerários culturais Rota da Lã – TRANSLANA | 20 DE MAIO (10h00-12h00)

Percursos pedestres pelo património industrial «Covilhã, cidade-fábrica» na Goldra

Real Fábrica de Panos (partida) / Centro histórico / Ribeira da Goldra / Pisão Novo / Rotunda do Rato / Real Fábrica Veiga (chegada)

Com a participação livre dos interessados em saber mais sobre a história da cidade e do seu património construído alusivo à indústria de lanifícios, disponibiliza-se um percurso pedestre na área de influência da ribeira da Goldra, apelidada também de ribeira dos Pisões.
Trata-se de um percurso fácil, quase circular, que cobre uma distância de cerca de 3 km e uma duração de 2 horas, que permitirá explorar a ribeira da Goldra, descobrir fábricas antigas, edifícios remodelados, toponímia, chaminés e outros vestígios relevantes. Em diferentes pontos dar-se-á a conhecer a história e as tradições dos lanifícios na cidade.

Para mais informações:
Secretariado do Museu – T. 275 241 411/0; E-mail: muslan@ubi.pt; www.museu.ubi.pt; www.facebook.com/museu.delanificios.