Museu de Lisboa

IMD2018-poster-portuguese.indd

Dia 17 às 18h30
Santo António

Fados para Santo António com Teresa Tapadas, petiscos e um passeio por Alfama à descoberta de Santo António.

Dia 18 às 16h30
Castelo de São Jorge >Teatro Romano

MAPA DO CASTELO AO TEATRO ROMANO
O Castelo de S. Jorge e o Museu de Lisboa – Teatro Romano uniram-se para a criação de um mapa que liga estes dois monumentos. Simultaneamente, apresenta uma reconstituição de como terá sido o antigo teatro romano de Felicitas Iulia Olisipo. São fornecidas várias informações sobre outros edifícios romanos identificados na envolvente dos dois monumentos e é sugerido um percurso que, partindo do Castelo desça até ao Teatro.
Após esta visita, de entrada livre, a compra de dois bilhetes no Castelo dá direito a um bilhete gratuito no Museu de Lisboa – Teatro Romano.
Ponto de encontro: junto à entrada do castelo (bilheteiras)

Dia 18 às 19h00
Palácio Pimenta
Baile no Palácio – A noite dos Museus

Uma proposta de uma Baile onde nos ligamos a várias comunidades da nossa cidade.
Propomos workshops de danças orientais, funaná, forrós e danças urbanas para uma noite de baile.

Dia 19 e 20, durante todo o dia
Palácio Pimenta e Bordalo Pinheiro
PASSEAR ENTRE MUSEUS
Do Pimenta ao Bordalo ou do Bordalo ao Pimenta

Dia 19 às 14.30
Partida do Teatro Romano de Lisboa
Vamos hiperligar os núcleos do Museu de Lisboa!

Uma atividade para miúdos e graúdos, famílias, grupos ou equipas que propõe descobrir a cidade romana, medieval e quinhentista através de uma corrida de orientação onde o que interessa é descobrir as coleções dos núcleos do Museu de Lisboa.

Dia 19 e dia 20 às 15.30
Palácio Pimenta e Bordalo Pinheiro
Dominó à Bordalo!

Atividade para famílias que vai destacar as obras de Bordalo Pinheiro e a cidade em que Bordalo viveu. Propomos descobrir, por meio de um jogo, algumas peças da obra do caricaturista e ceramista que se ligam à Lisboa do século XIX. Pode escolher onde começar e onde jogar, se no Jardim Bordalo Pinheiro do Palácio Pimenta ou no Museu Bordalo Pinheiro.

Dia 19 às 17.00
Visitas orientadas ao Teatro Romano, Santo António e Casa dos Bicos

Três visitas para descobrir os três núcleos e ficar mais ligado ao Museu de Lisboa.

Dia 20 às 11.00
Santo António
“Scriptorium” para miúdos e graúdos

Propomos uma visita sobre a vida de Santo António no Convento de São Vicente de Fora, que termina com uma oficina onde somos convidados a desenhar a nossa letra capitular.

Dia 20 às 11.00
Palácio Pimenta
Lisboa, Cidade Triste e Alegre: Arquitetura de um Livro

O processo de criação deste livro inovador, editado em 1959 e intitulado Lisboa, cidade triste e alegre é o tema para esta exposição temporária do Pavilhão Preto, onde vamos conhecer um pouco mais da cidade dos anos 50 do século passado e explorar a fotografia enquanto processo documental e expressão artística.

O desafio é criar o seu livro de fotografias sobre o Palácio Pimenta.

Dia 20 às 11.30
Convento da Graça
Corpus Christi, a procissão do Corpo de Deus por Diamantino Tojal

Visita guiada à exposição.

Entre 1944 e 1948, o empresário Diamantino Tojal concebeu e moldou 1587 miniaturas, em barro não cozido, que retratam a procissão do Corpo de Deus como seria no século XVIII. Este vasto conjunto, que faz parte do acervo do Museu de Lisboa, foi exposto em 2016 nos Paços do Concelho, apenas por breves dias, para assinalar a reposição do feriado nacional.

Dia 20 às 12.00
Teatro Romano
Vamos fazer panelas para miúdos e graúdos

Depois de uma visita onde se ligam as várias épocas da arqueologia do Teatro Romano vamos fazer panelas de barro do Séc. XVI

Dia 20 às 14.30
Teatro Romano
À volta do Teatro Romano

Uma visita ao sítio arqueológico do Teatro Romano e um percurso que permite ligar este monumento aos locais romanos da cidade que a arqueologia nos tem ajudado a desvendar.

Dia 20 às 15.30
Percurso por Santo António

Entre o museu, a igreja de Santo António e a Sé Patriarcal de Lisboa vamos recontar algumas histórias e descobrir algumas marcas da presença do jovem Fernando em Lisboa.

Dia 20 às 17.30
Concerto “Canto Ondo”

Um projeto de música portuguesa que viaja entre a “terra” e a “poesia”, partindo de inspirações ibéricas e lusófonas, à interpretação de poetas do Al-andaluz português, Fernando Pessoa, David Mourão Ferreira, entre outros que nos liga a todos.

Para mais informações:
Museu de Lisboa