Obra de José Maria Branco disponível online

jose_mario_branco

A partir de hoje, está disponível, online, uma base de dados que inclui mais de mil documentos, como partituras, cartas, letras de canções, alinhamentos de espetáculos, fotografias, material de trabalho e maquetas de José Mário Branco.

O processo de tratamento do arquivo começou há cerca de três anos, com visitas regulares a casa de José Mário Branco, em particular a uma marquise onde estavam depositadas caixas com documentação.

É um repositório de informação muito importante, porque ilustra a trajetória de um cantautor com muito peso na música portuguesa, e documenta a rede de relações artísticas, como a música, o teatro, a intervenção”, afirmou à agência Lusa o investigador Manuel Pedro Ferreira, que preside ao CESEM, da Universidade Nova de Lisboa.

Será, também, possível pesquisar informações relacionadas com o processo de trabalho de José Mário Branco enquanto compositor, intérprete e produtor, sobre o tempo de exílio em França, sobre a colaboração com José Afonso, sobre o trabalho no coletivo Grupo de Acção Cultural – Vozes na Luta, exemplificou o investigador.

A base de dados, na qual estará já acessível oitenta por cento do arquivo do músico, é divulgada numa altura em que ainda se assinalam os 50 anos de carreira de José Mário Branco, desde que gravou em 1967 o primeiro EP, “Seis cantigas de amigo”, editado dois anos depois pelos Arquivos Sonoros Portugueses.

Arquivo José Mário Branco (+)