Historiadora é a vencedora do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva

Bettany Hughes

A historiadora britânica Bettany Hughes é a vencedora do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural 2018, instituído pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), com a Europa Nostra, informou este sábado a entidade portuguesa.

“Bettany Hughes conta histórias do passado que atravessaram milénios, mantendo o seu significado nos dias de hoje”, lê-se na declaração da presidente do CNC, Maria Calado, feita em nome do júri. “Na sociedade actual, a influência do nacionalismo e do populismo parecem crescer facilmente, tornando-se vital construir uma visão da nossa identidade multifacetada e abrir as portas para a rica herança de que beneficiamos”.

O Prémio Europeu Helena Vaz da Silva foi instituído em 2013 pelo CNC, em cooperação com a Europa Nostra, organização europeia de defesa do património que o CNC representa em Portugal, e o Clube Português de Imprensa, para contribuições excepcionais para a protecção e divulgação do património cultural e dos ideais europeus.

Fonte: Público