Mostra sobre o artesanato em palmito no Museu Etnográfico da Madeira

artesanato_palmito_madeira

O Museu Etnográfico da Madeira (MEM) apresenta uma nova colecção temporária, integrada no Projecto semestral ‘Acesso às colecções em Reserva’, que consiste em apresentar ao público pequenas mostras, subordinadas a diferentes temáticas.

A mostra incide sobre o artesanato em palmito (folhas de palmeira), enquanto exemplo do aproveitamento inteligente de um recurso natural para a confecção de objectos utilitários. Com esta matéria-prima concebem-se vários tipos de chapéus, carteiras, cintos e forros para copos e garrafas.

Esta actividade possui uma longa tradição na Região, em especial na Ilha do Porto Santo, decorrente do grande número de palmeiras ali existentes, devido às condições naturais favoráveis para o desenvolvimento daquela planta, nomeadamente um clima tropical, com terrenos áridos.