Matosinhos vai ter museu da Indústria Conserveira

matosinhos

A Câmara Municipal de Matosinhos e a administração da conserveira Pinhais & Companhia Lda. assinaram um memorando de entendimento tendo em vista a constituição, em Matosinhos, de um museu que preserve a memória da indústria conserveira local. O acordo foi assinado pela presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, e por Jakob Glatz e João Paulo Teófilo, administradores da empresa, e prevê a criação de uma estrutura museológica viva, funcionando em simultâneo com o a actividade de uma unidade industrial conserveira de feição tradicional.

O futuro museu, diz o memorando, permitirá “mostrar às gerações atuais e vindouras o que foi a industria conserveira, designadamente no concelho de Matosinhos”, ilustrando o seu desenvolvimento “ao longo do século XX até à actualidade”. O processo que agora se iniciará deverá estar concluído entre Outubro de 2019 e o início do ano de 2020, ano em que a Pinhais celebrará o seu centenário.

Fonte: Infocul