Rotunda em Famalicão mostra peças de museu

rotunda_cultural_famalicao

A Junta de Freguesia de Bairro e o Museu da Fundação Castro Alves, em Vila Nova de Famalicão, inauguraram uma “rotunda cultural”. A iniciativa, para além de responder a problemas de circulação do trânsito, tem por objectivo dar a conhecer a coleção da instituição museológica. As peças serão apresentadas de forma rotativa.

O Museu de Cerâmica da Fundação Castro Alves de Bairro reúne mais de um milhar de peças de arte. Elas testemunham a criatividade e a qualidade artística dos artesãos da Escola de Cerâmica Artística, criada em 1979, o que veio a impulsionar a construção do Museu de Cerâmica, em 1987. A Fundação Castro Alves, fundada em 1991, é a sequência natural para a meritória obra do seu fundador, o Comendador Manuel Maria Castro Alves (1935-1998). Gerido pela Fundação Castro Alves, que hoje se assume como uma entidade promotora da educação, arte e cultura na região, o Museu de Cerâmica Artística recebe anualmente cerca de 1300 visitantes. O Museu integra a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão. Em fase de candidatura encontra-se a integração na Rede Portuguesa de Museus.

Fonte: CM Vila Nova de Famalicão