Descoberta do Menino do Lapedo comemora 20 anos

246

menino_lapedo

Os 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo são comemorados em Leiria ao longo de 2018 com um programa que inclui congresso internacional, exposição na Croácia e novas escavações arqueológicas no sítio onde a sepultura infantil foi encontrada.

“Assinalar os 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo é reconhecer a sua importância e a relevância do Abrigo do Lagar Velho, no Lapedo, no âmbito científico e pedagógico, na área da arqueologia e paleontologia mundiais, mas sobretudo dar-lhes a devida projeção enquanto património cultural de extraordinária relevância nacional e internacional”, afirmou à agência Lusa o vereador da Cultura da Câmara de Leiria.

Gonçalo Lopes lembra que o Menino do Lapedo e o Abrigo do Lagar Velho “são tão relevantes para Leiria e para Portugal, que se encontram classificados como Monumento Nacional, a par do Mosteiro da Batalha, dos Jerónimos ou do Castelo de Leiria”.

O programa comemorativo explora a importância científica da descoberta, que tem “reconhecida projeção a nível internacional”. Entre as várias iniciativas previstas, destaca-se nos dias 15 e 16, o Museu de Leiria um congresso internacional com “os maiores especialistas mundiais nas áreas da evolução humana, arqueologia, antropologia biológica, genética humana e paleontologia”.

Fonte: DN