ibercarto_2018

O VIII Encontro do Grupo de Trabalho de Cartotecas Públicas Luso-Espanholas (IBERCARTO), subordinado ao tema “Cartografia: Fonte de Saber e Instrumento de Conhecimento”, terá lugar no Porto, de 15 a 17 de novembro de 2018. Numa organização da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), através da sua Biblioteca, em colaboração com a Associação IBERCARTO, tem como objetivo reunir arquivistas, bibliotecários, e cartotecários, portugueses e espanhóis, que desenvolvam atividades relacionadas com a gestão, tratamento e divulgação da documentação cartográfica.

A Associação IBERCARTO (https://sge.org/ibercarto/), fundada em 2003, é uma Associação profissional sem fins lucrativos criada com o objetivo de congregar os profissionais que trabalham na área da gestão de coleções públicas de mapas, em Portugal e Espanha, proporcionando um diálogo constante e o intercâmbio de conhecimentos e experiências em torno das diferentes formas de acesso à documentação cartográfica, desde a produção e distribuição às formas de disponibilização ao público.

Os temas a abordar incidirão sobre perspetivas e experiências de bibliotecas, de arquivos e de cartotecas públicas, de Portugal e Espanha, no âmbito das seguintes linhas temáticas:

• Tratamento técnico dos recursos cartográficos
  • Práticas e instrumentos de acesso em arquivos e cartotecas universitárias
  • Preservação e conservação dos recursos cartográficos
  • Difusão da informação na perspetiva dos produtores
  • A cartografia como ciência: o papel das cartotecas
  • Tratamento da cartografia temática nas cartotecas: o caso das cartas geológicas
  • Cartografia digital
  • Cartografia histórica
  • Outros aspetos técnicos, sociais, históricos da cartografia e da gestão dos fundos cartográficos

O VIII IBERCARTO aguarda acreditação, com 12 horas de formação, na modalidade de curso, que incluirá um processo de validação de assiduidade e de avaliação.

Calendário das propostas:
-A submissão de propostas decorre até 30 de agosto de 2018.
-A notificação dos autores está prevista a partir de 15 de setembro de 2018.

Para mais informações sobre o processo de submissões: https://www.fc.up.pt/biblioteca/ibercarto/pt/programa