Farol de Leça da Palmeira passa a integrar Rede de Museus de Matosinhos

farol_leca

O Farol de Leça da Palmeira integra, a partir de agora, a Rede de Museus de Matosinhos (MuMa) após o protocolo de adesão ter sido rubricado pela câmara municipal e pela Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia de Matosinhos informou que o Farol de Leça “passará a ser o 13.º núcleo museológico a integrar a MuMa”, salientando tratar-se de “um monumento que há décadas faz parte da memória coletiva dos matosinhenses e que se constitui como uma mais-valia histórico-cultural e turística”.

Citando-o como “um dos edifícios mais visitados no âmbito do Open House Porto (OHP)” e um dos “ícones do concelho de Matosinhos”, autarquia explicou que a sua inclusão na rede museológica mantém as visitas guiadas às quartas-feiras, acrescentando a “possibilidade de desenvolver projetos educativos, através de oficinas e ?workshops'”.

A nota de imprensa precisa ainda que a “colaboração por parte da câmara estender-se-á ainda ao nível promocional, formativo e técnico”.

O Farol de Leça da Palmeira entrou em funcionamento a 15 de dezembro de 1926, ali funcionando a Escola de Faroleiros entre 1926 e 1962, refere o texto do protocolo hoje assinado pela presidente da câmara, Luísa Salgueiro, e pelo Diretor de Faróis, capitão-de-mar-e-guerra Fernando Artilheiro.

(…)

Fonte: DN