MENTAL – Festival da Saúde Mental: cinema, artes e informação

129

festival_mental_2018

O MENTAL – Festival da Saúde Mental tem como propósito combater o tabu e o estigma que envolve a saúde mental, trazendo-a à discussão popular através do cinema, das artes e da informação.

Inspirado pela dinâmica, inovação e fantásticos resultados conseguidos pelo festival escocês SMHAFF – Scottish Mental Health Arts and Film Festival -, o primeiro Mental ocorreu de 9 a 12 de novembro de 2017, com documentários premiados pelo IFF – International Film Festival 2017 – e filmes que abordaram as temáticas escolhidas: Borderline, Prevenção, Alzheimer e Alcoolismo.

Outra grande aposta que conheceu grande sucesso foram as M-Talks com convidados de renome nas várias áreas científicas e pedagógicas e que estiveram presentes nas três salas escolhidas: Cinema Amoreiras, Auditório da biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (ABMOR) e Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

A primeira edição do MENTAL – Festival da Saúde Mental suscitou enorme interesse e apoio por parte de entidades de vários quadrantes que assim tornaram possível esta imensa aventura que começou com uma reunião em Edimburgo em Janeiro de 2017.

A edição de 2018 acontecerá em Lisboa e, pela primeira vez, será estendida ao Porto.
Os temas deste ano são Esquizofrenia, Suícidio, Ciberdependência e Prevenção.
Lisboa – 15 a 18 de Novembro no ABMOR.
Porto –  29 e 30 de Novembro no Auditório Almeida Garrett.

Para mais informações (+)