Coimbra evoca Miguel Torga no 111.º aniversário do seu nascimento

torga.JPG

No próximo domingo cumpre-se mais uma data evocativa do nascimento de Miguel Torga, a 12 de agosto de 1907, em Sabrosa, Vila Real. A Câmara de Coimbra dedica dois dias de programação para evocação do escritor Miguel Torga, a 12 e 13 de Agosto.

Para “difundir a memória da obra” do escritor, a autarquia concebeu, para domingo, uma visita guiada com percurso dedicado à vivência de Torga em Coimbra e uma actuação a cargo de um grupo de fados. Segunda-feira, a programação inclui a animação de um conto dirigido às crianças.

Com a Casa-museu dotada do nome do poeta a ser alvo de acesso gratuito, os interessados em visitar o espaço têm oportunidade para o efeito na tarde de domingo.

A partir das 15h00 de 12 de Agosto, a autarquia proporciona uma visita guiada, subordinada ao lema “Coimbra dos Escritores: a cidade n’A Criação do Mundo de Miguel Torga”, assente num itinerário cumprido a pé e de autocarro.
O roteiro percorre alguns dos locais ligados às vivências do médico e escritor em Coimbra. A participação neste percurso requer inscrição, a efectuar na Casa Municipal da Cultura (presencialmente ou através do telefone nº. 239 702 630).

A evocação da efeméride integra, ainda, uma actuação, pelo grupo Fado ao Centro, a qual, pelas 17h30 de domingo, encerra a programação do dia do 111º. aniversário do nascimento de Miguel Torga.

A comemoração evocativa irá prolongar-se, a 13 de Agosto, com a realização de uma actividade dirigida a crianças com idades compreendidas entre quatro e nove anos. Pelas 10h00, é apresentado um conto animado, intitulado “Era uma vez no reino maravilhoso do sabão”. Trata-se de uma história educativa, ilustrada e encenada, associada a jogos lúdicos, concebida com o intuito de sensibilizar as crianças para boas práticas, cujo teor faz um paralelismo figurativo com o “maravilhoso reino” do médico e escritor, natural de Trás-os-Montes.

Fonte: CM Coimbra