Estudantes recriam acontecimentos de Hiroshima em realidade virtual

346

hiroshima

Um grupo de estudantes japoneses desenvolveu uma experiência de realidade virtual com o objectivo de dar a conhecer – “ver, ouvir, quase sentir” – o que se passou em Hiroshima, antes, durante e aós o ataque dos Estados Unidos, em Agosto de 1945, quando o lançamento de uma bomba atómica sobre a cidade matou cerca de 140 mil pessoas.

 

Nesta experiência de realidade virtual, os estudantes levam as pessoas a dar um passeio perto do rio Motoyasu, ao posto dos correios ou ao hospital Shima, cujo jardim interior permanece por reconstruir, como uma lembrança da devastação que levou o Japão a capitular incondicionalmente, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Para recrear a Hiroshima desaparecida, os estudantes foram a museus, estudaram centenas de fotografias antigas e entrevistaram sobreviventes do ataque. Depois, utilizaram software de animação 3D e foram adicionando pequenos detalhes como luz, a cor das chamas que se seguiram ao detonar da bomba, os sons e o desgaste natural das cores das casas.

Fonte: Expresso

Siga-nos