Portugal e Brasil assinam memorando sobre comemorações da independência brasileira

72

joao_vi

Os ministros da Cultura de Portugal e do Brasil assinaram esta quarta-feira, no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento para as comemorações da independência do Brasil, visando duas exposições relacionadas com D. João VI e D. Maria da Glória.

O ministro da Cultura português, Luís Filipe Castro Mendes, afirmou estar a preparar a participação de Portugal no ciclo de comemorações do bicentenário da independência brasileira, que se celebra em 2022, através de exposições conjuntas entre os dois países, a inaugurar em cada um dos anos até essa data. “Este ano já planeámos e programámos uma exposição que será no Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional, e que vai trazer a imagem de D. João VI. Nós emprestamos várias obras das nossas colecções, vários retratos de D. João VI. A ideia é, através deles, reflectir sobre a evolução política deste monarca”, adiantou o responsável pela pasta da Cultura.

Luís Filipe Castro Mendes referiu também o plano conjunto para as “celebrações do centenário do nascimento de D. Maria da Glória, princesa do Brasil, filha do Imperador do Brasil D. Pedro I e mais tarde Rainha de Portugal”

(…)

Fonte: Público

Artigo completo (+)