‘Festas Solares – Movimento das Pedras’ em Trancoso

89

festas_solares_trancoso_2018

A aldeia de Feital, em Trancoso, vai receber nos dias 15 e 16 um evento cultural denominado ‘Festas Solares – Movimento das Pedras’, que reúne dez artistas nacionais e estrangeiros.

O projeto de investigação e criação artística ‘Festas Solares – Movimento das Pedras’ convoca as áreas artísticas das Artes Plásticas, Desenho, Escultura e Arquitetura, juntamente com as áreas científicas da Arqueologia, Antropologia, Geografia, Geologia e Astronomia.

No projeto que vai decorrer nos dias 15 e 16, na denominada Aldeia Artística do Feital, participam dez artistas nacionais e estrangeiros.

Segundo a organização, estarão presentes Ana Sofia Sá, Ana H. del Amo (Espanha), Brigite Oleiro, Carl Vetter (Alemanha), Carlos Rodrigues, Elin SkramIngvaldsen (Noruega), Ivo Andrade, Lilja Sighvatsdottir (Noruega), Marta Ferreiro e Raquel Diaz (Espanha).

O programa da iniciativa começa pelas 16H30 de dia 15, na Casa do Povo, com a apresentação do projeto de investigação e criação artística “Movimento das Pedras”, seguindo-se, às 18 horas, no Lugar Sagrado – Eira do Outeiro, a inauguração da exposição de Raquel Diaz e a apresentação de uma escultura pública de Marta Ferreiro.

A noite será preenchida com “Observatórios” pelo artista plástico Carl Vetter, um passeio noturno ao Jardim das Pedras e uma observação dos astros, pelo professor João Paulo Fidalgo.

Para dia 16, às 9 horas, está agendada a realização da Rota Jardim das Pedras – Rotas dos Abrigos, um almoço e, pelas 16 horas, no adro da igreja, a apresentação de “O caminho antigo entre Feital e Vila Franca das Naves”, por Brigite Oleiro.

O evento ‘Festas Solares – Movimento das Pedras’ é organizado pela Associação Luzlinar, que tem sede na aldeia de Feital, concelho de Trancoso, distrito da Guarda, no âmbito do Projeto Pontes.

Fonte: Beira.pt