Conferência Internacional “O valor e a utilidade da arte” por Jesús Carrillo

neorealismo

Integrada na programação paralela da Exposição COSMO/POLÍTICA #2: “Conflito e Unidade”, patente no Museu do Neo-Realismo, realizar-se-á no próximo dia 15 de setembro, pelas 16h00, a Conferência “O valor e a utilidade da arte”, pelo Professor e investigador convidado Jesús Carrillo, da Universidade Autónoma de Madrid.

Na continuidade da investigação que vem desenvolvendo sobre a colaboração, no final dos anos 90 e início de 2000, entre ativistas e artistas na questão do direito à cidade, Jesús Carrillo apresentará uma reflexão contemporânea sobre essa dinâmica, focando as suas transformações e, então como agora, o papel e a utilidade da arte.

Pretende-se com a conferência alargar fronteiras e convocar para o debate problemáticas da criação artística contemporânea – pela atualidade da noção de “arte útil” expressa nas obras criadas pelos artistas participantes nesta exposição, João Ferro Martins, Mafalda Santos e Susana Gaudêncio – e  retomando as questões lançadas por Mário Dionísio na conferência de 1957,  que não se confinam a “um tempo e a um (só) lugar”.

Esta conferência internacional constitui uma das atividades de cariz científico prevista no âmbito do protocolo assinado entre o Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Município de Vila Franca de Xira, através do Museu do Neo-Realismo, especificamente no contexto do enriquecimento do programa paralelo do ciclo de arte contemporânea COSMO/POLÍTICA.

A conferência, que será proferida em castelhano, será precedida de uma visita guiada à Exposição pelas curadoras, pelas 15h00.

Entrada livre, limitada à lotação da sala.

Fonte: Museu do Neo-Realismo