Loulé inaugura primeira escola pública de música a Sul de Lisboa

musica

O Conservatório de Música de Loulé, a primeira escola pública de ensino de música a Sul de Lisboa, situado no renovado edifício do Solar da Música Nova, foi inaugurado esta quarta-feira.

O edifício histórico do centro da cidade de Loulé, cuja recuperação custou cerca de 3 milhões de euros, também irá albergar a sede da Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva e a Escola de Música desta associação cultural dedicada.

Em Maio, a Câmara de Loulé celebrou um protocolo com o Ministério da Educação «para que a partir do ano letivo 2018/19 seja lecionado em Loulé o ensino público especializado da Música no 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico (do 5º ao 9º ano) e do Ensino Secundário (do 10º ao 12º ano)», recordou a Câmara de Loulé.

A autarquia cedeu o espaço e «tudo o que diz respeito à colocação de docentes e parte administrativa foi da responsabilidade do Ministério».

«Com esta iniciativa, Loulé passará a ser um centro de ensino da Música de referência na zona Sul do País. Por outro lado, tendo em conta que o Solar da Música Nova é um edifício com uma forte memória histórica junto da comunidade louletana, esta recuperação insere-se na aposta da autarquia na preservação do património concelhio», concluiu a Câmara de Loulé.