Município de Aveiro comemora Jornadas Europeias do Património

237

jep_2018

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro serão realizadas as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Partilhar Memórias, às quais a Câmara Municipal de Aveiro se associa.

“O papel da memória nas nossas vidas e na vida das sociedades é fundamental como forma de preservação dos nossos valores e da nossa identidade, sendo um meio indispensável na transmissão do passado às novas gerações. Ao darmos a conhecer e partilharmos essas memórias, poderemos contribuir para a construção de um mundo mais informado, tolerante e justo”, afirma a Câmara de Aveiro.

Dando resposta ao tema proposto, os Museus de Aveiro irão oferecer um programa de visitas comentadas a três edifícios situados em três das praças mais emblemáticas da cidade de Aveiro, a saber, ao Tribunal (Praça Marquês de Pombal), ao edifício dos Paços do Concelho (Praça do Município) e ao edifício da Capitania do Porto de Aveiro, (Ponte-Praça).

As visitas vão iniciar com o enquadramento de cada um destes imóveis nas respetivas praças, seguindo-se a visita ao seu interior, onde serão exploradas as vertentes arquitetónica e artística. A visita irá finalizar com a participação de convidados com um passado profissional intimamente ligado a cada um destes espaços, que interagindo com o público, falarão das suas memórias, numa conversa informal que certamente resultará num desfiar de gratificantes memórias individuais e coletivas.

O horário das visitas será o seguinte:
Tribunal – Praça Marquês de Pombal
Sexta, dia 28 de Setembro, 18.30h
Paços do Concelho – Praça do Município
Sábado, dia 29 de Setembro, 10.30h
Antiga Capitania – Ponte- Praça
Domingo, dia 30 de Setembro, 10.30h

No final do dia 29 de setembro, sábado, pelas 18.00 horas terá lugar no Coreto do Jardim Infante D. Pedro o concerto “O Jardim, o Coreto e a Banda” com a Banda Sinfónica de Aveiro – Banda Amizade apresenta um programa eclético, executando obras que abarcam quase três quartos de século de música para banda.

fonte: Cidades.com

Siga-nos