Concurso de Fotografia Douro Património Contemporâneo – Arquitetura | Arte | Imagem

160

concurso_fotografia_douro

Reconhecendo a importância da fotografia na formação de memórias coletivas, o Museu do Douro lança um concurso fotográfico que pretende dinamizar e dar visibilidade ao património construído no presente, parte da memória futura, atividade inserida no projeto “Fotografia Contemporânea no Douro”. Este é um projeto de recolha fotográfica com enfoque na paisagem e património da Região Demarcada do Douro para a construção de um arquivo de referência, em suporte digital, sobre o espaço e o tempo durienses.

No campo da arquitetura contemporânea assiste-se ao desenvolvimento de grandes projetos de autor, pautados por exemplos à macro escala, como barragens e equipamentos culturais, ou de menor dimensão, com a edificação e recuperação arquitetónica com ligações ao enoturismo e à produção vinícola.

O concurso tem por objetivo estimular processos de contacto com o território e a sua representação, bem como sensibilizar todos os participantes para a descoberta e observação da Região. O desafio proposto passa por desenvolver um roteiro arquitetónico e artístico das barragens do Douro enquanto grandes obras transformadoras da paisagem.

As imagens a concurso serão integradas na base de dados “Arquivos Visuais” do Museu do Douro, projeto que procura identificar e divulgar a documentação visual associada à Região Demarcada.

 

Para mais informações:
Museu do Douro_web
http://www.museudodouro.pt/eventos/projetos

Museu do Douro_facebook
https://www.facebook.com/events/1119541681522037/

Scopionetwork_web
http://www.scopionetwork.com/node/1125#1

Scopionetwork_facebook
https://www.facebook.com/scopioeditions/posts/2021930781191930

Fonte: Museu do Douro