Leiria destina 17% do orçamento a aposta na Cultura

92

“Destinámos 17% do orçamento de 2018 à Cultura, uma das percentagens mais elevadas do país. Foram dados passos importantes na consolidação da candidatura de Leiria e da sua região a Capital Europeia da Cultura em 2027, um projeto que assumimos com firmeza”, disse à agência Lusa o presidente da Câmara.

Considerando que se tratou de um ano “marcado por um grande dinamismo de uma equipa renovada e apostada em consolidar o concelho como locomotiva do desenvolvimento de toda a região”, Raul Castro destacou ainda a mobilização que conseguiu na defesa da abertura da Base Aérea de Monte Real à aviação civil, “uma reivindicação de importância fulcral para o futuro desta região”.

Neste primeiro ano, a autarquia lançou alguns projetos, nomeadamente a “reabilitação no castelo de Leiria, a criação da Loja do Cidadão, a requalificação do Mercado Municipal e o desenvolvimento do projeto para a criação do Centro de Artes Villa Portela”.

“Este último ano traduz uma forte aposta na área da cultura, que se enquadra na ambição de candidatar Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027”, frisou Raul Castro, considerando que foram lançadas as bases daquilo que pretende: “Um concelho moderno, dinâmico, atrativo e inovador, capaz de se destacar em múltiplas áreas, da económica à cultural”.

(…)

Fonte: DN