VI Forum João de Araújo Correia

tertulia_joao_correia

“O Douro é um feitiço”, dizia um amigo de João de Araújo Correia. Comprova-o o facto de vários escritores não lhe resistirem e o inscreverem nas suas obras. O VI Forum João de Araújo Correia, a realizar nos próximos dias 13 e 14 de outubro no Teatrinho de Peso da Régua, pretende dar conta de alguns desses olhares literários sobre o Douro.

O programa desta iniciativa é bastante diversificado, a começar pelos autores convocados: João de Araújo Correia, Domingos Monteiro, Pina de Morais, Miguel Torga, António Cabral, Alves Redol e A. M. Pires Cabral. Apetece dizer que tem muito que se lhe diga uma realidade que inspira um naipe de escritores como este. Deles se ocuparão Henriqueta Gonçalves, João Luís Sequeira, Isabel Alves, Hercília Agarez, Frederico Neves e Fernando Alexandre Lopes. Gaspar Martins Pereira abrirá os trabalhos desenvolvendo o seguinte tema: “Douro: literatura, memória e património”. Haverá ainda oportunidade para a apresentação da reedição de Folhas de xisto por Agostinho Santa. Noutros momentos será altura de ouvir as palavras dos escritores na voz do ator Fernando Soares. Um grupo de alunos surdos da Escola Secundária João de Araújo Correia mostrará uma versão especial da obra do patrono da sua escola, desenvolvida no âmbito do projeto “Língua Gestual Portuguesa em movimento”. O encontro termina fora de portas, com uma visita guiada à casa de Domingos Monteiro, em Mesão Frio, no dia 14 de manhã.

Esta atividade promovida pela Tertúlia de João de Araújo Correia, com o apoio da Câmara Municipal de Peso da Régua, está aberta à comunidade em geral. É uma boa oportunidade para passar a admirar ainda mais esta região e alguns dos escritores que ela fez seus.

Fonte: Tertúlia de João de Araújo Correia