Vila Verde vai acolher o VI Encontro de Romarias do Minho

vi_encontro_romarias_vila_verde

No próximo dia 19 de Outubro, o município de Vila Verde acolhe o VI Encontro de Romarias do Minho. Este encontro é organizado pelo Serviço de Ação Cultural do Município de Vila Verde, em colaboração com o Centro em Rede de Investigação de Antropologia da Universidade do Minho e será aberto a todos os que tiverem interesse em participar.

A sessão terá lugar na Casa do Conhecimento de Vila Verde e será iniciada às 9h30 pela Vereadora da Cultura, Educação e Ação Social, Drª Júlia Fernandes.

Ao longo de todo o dia, vários especialistas convidados irão expor algumas temáticas relacionadas com as “Romarias do Minho” e haverá, posteriormente, um debate e um momento dedicado a comentários e reflexões.

O principal objetivo desta iniciativa passa por tentar esclarecer dúvidas ligadas à noção de “património imaterial” e ao seu inventário, um procedimento que se encontra, ainda, numa fase incipiente, marcada por diversas dificuldades.

O Projeto Romarias do Minho é desenvolvido por vários municípios da região, em moldes de colaboração informal, com a participação de Associações de Festeiros e Confrarias, tendo por objetivo comum a inscrição de algumas das mais representativas destas festividades no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas até dia 12 de outubro através do e-mail adelia.santos@cm-vilaverde.pt ou do contacto 253 310 500. Para mais informações consulte o cartaz do evento.

Fonte: CM Vila Verde