Universidade de Coimbra investe na valorização e recuperação do Paço das Escolas

universidade_coimbra

A Universidade de Coimbra anunciou que vai avançar com obras de “valorização e recuperação” da Sala dos Capelos, Palácio Real e Colégio das Artes, investimento superior a 3,5 milhões de euros e comparticipado por fundos comunitários.

A candidatura vocacionada para a valorização e recuperação de Sala dos Capelos, Palácio Real e Colégio das Artes “foi aprovada para receber três milhões de euros” no âmbito do programa Centro 2020 financiado pela União Europeia. Com arranque previsto para inícios de 2019, as obras “devem ficar concluídas até final de 2020″, segundo estimativas da Universidade.

“Este será o maior investimento em termos de obras realizadas no Paço das Escolas (em volume e extensão de intervenção) desde a destruição da Alta e construção dos novos edifícios universitários pelo Estado Novo, realizadas durante um largo período e que abrangeu as décadas de 40 a 60 do século passado”, refere a Universidade.

O projeto de valorização e recuperação foi elaborado pela própria Universidade, “dada a sua complexidade”, sob orientação direta do vice-reitor e arquiteto Vítor Murtinho.

Fonte: DN