Município investe na requalificação do Museu

33

museu_etnografico_mira

A Câmara de Mira vai investir 200 mil euros na requalificação do Museu Etnográfico e Posto de Turismo da Praia de Mira (MEPT), instalado num palheiro junto à Barrinha, projeto financiado em 90% por fundos comunitários.

“Esta operação insere-se na estratégia de aproveitamento dos fundos comunitários desenvolvida pelo município, que tem procurado obter das linhas de financiamento que vão sendo disponibilizadas pelo Portugal 2020 tudo o que for possível, em cada momento, para o seu território”, refere o presidente da Câmara, Raul Almeida.

A candidatura teve como principal objetivo a conversão do MEPT numa infraestrutura acessível a pessoas com diversos tipos de deficiências e limitações. Consiste em três tipos de intervenções: uma no interior do edifício, outra no exterior e uma terceira intervenção no conteúdo do museu à disposição dos visitantes.

“A intervenção permitirá a transfiguração deste local histórico e cultural da Praia de Mira, que ficará mais acessível a todos”, resume Raul Almeida.

Instalado num palheiro tradicional de dois andares numa das margens da Barrinha de Mira, o MEPT entrou em funcionamento há 21 anos. Para além de informações genéricas sobre o concelho, oferece uma exposição permanente sobre antigos modos de vida e tradições da região da Gândara, sendo uma das principais atrações da praia, funcionando todo o ano.

(…)

Fonte: DN