Júri do Prémio Museu Europeu do Ano 2019 reúne-se em Portimão para escolher vencedores

23

O Júri do Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA), composto por membros de 10 países, vai reunir-se no Museu de Portimão, nos dias 22 e 23 de Novembro, para selecionar os museus candidatos às diferentes categorias de prémios, nomeadamente o prémio Museu Conselho da Europa, que foi ganho pelo museu portimonense, em 2010.

O EMF-European Museum Forum «é a associação europeia responsável, desde 1977, pela organização dos dois mais importantes e prestigiantes prémios da museologia europeia, designadamente o prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) e o prémio Museu Conselho da Europa (CoE)», explica a Câmara de Portimão.

Nesta reunião, «estarão em análise cerca de 41 museus, dos 47 países que integram o Concelho da Europa, entre os quais seis serão distinguidos com nomeações para duas categorias principais: Prémio Museu Europeu do Ano (EMYA) e Prémio do Museu Conselho da Europa (CoE)», explica a autarquia.

Serão ainda selecionados os candidatos a outros prémios e menções especiais como o Prémio Silletto, «que reconhece a excelência no trabalho com a comunidade local e o envolvimento de voluntários e amigos de museus, o Prémio Kenneth Hudson, atribuído como reconhecimento ao mais inesperado e arrojado museu ou a um museu que desafie a normal perceção do papel dos museus na sociedade, a Menção Especial para a Sustentabilidade».

Também serão atribuídas outras Menções Especiais «a museus que demonstrem excelência em aspetos particulares do seu trabalho».

A Câmara de Portimão lembra que, em Julho deste ano, assinou um protocolo de colaboração com o EMF – European Museum Forum com vista a uma parceria que visou a instalação do Secretariado administrativo e o Arquivo geral do EMYA / European Museum of the Year Award (Prémio Museu Europeu do Ano), no Museu de Portimão.

Este projeto de cooperação contemplou também a criação de um novo Prémio Europeu do EMYA, designado “Prémio Museu Portimão”, destinado a distinguir de entre os candidatos “O Museu Europeu mais acolhedor e acessível”, cujo troféu e diploma serão entregues anualmente na cerimónia de atribuição dos prémios EMYA.

Fonte: Sul Informação