Menino do Lapedo em destaque no Museu de Arqueologia em Zagreb

99

A descoberta e o trabalho arqueológico, científico e museológico desenvolvido em torno do Menino do Lapedo vão estar em destaque no Museu de Arqueologia em Zagreb, na Croácia, que apresenta, de dezembro de 2018 a fevereiro de 2019, a exposição “The Lapedo child and other stories from the Lagar Velho rock-shelter, Leiria, Portugal”. Esta exposição integra-se ainda num evento cultural mais alargado que envolve uma outra mostra – desta vez relativa à Arte do Vale do Côa – e que se intitula Two major archives of Portugal’s Prehistory: the Côa and the Lagar Velho Archaeological Sites.

A exposição, que será inaugurada dia 2 de dezembro, no Archaeological Museum in Zagreb – AMZ, conta dez mil anos da História de sucessivas gerações de caçadores-recolectores do Paleolítico Superior que encontraram no Abrigo do Lagar Velho abrigo e proteção.

Tem a chancela da Câmara Municipal de Leiria, da Direção-Geral do Património Cultural, do Museu Nacional de Arqueologia, do ICOM Portugal e do ICOM Europa.

Esta exposição está integrada no programa comemorativo dos 20 anos da descoberta do Menino do Lapedo, desenvolvido com vista à valorização de um dos mais importantes achados arqueológicos em Portugal, numa parceria entre o Município de Leiria e a Direção-Geral do Património Cultural.