Universidade da Beira Interior vence Prémio Manuel António da Mota

170

O Prémio Manuel António da Mota foi entregue à Universidade da Beira Interior, este domingo, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

O júri do Prémio Manuel António da Mota considerou que o projeto “eCO2blocks” da Universidade da Beira Interior cumpre na íntegra o lema da edição deste ano a “Sustentabilidade”. O projeto aposta no desenvolvimento de materiais de construção pré-fabricados como blocos de alvenaria, produzidos sem utilização de cimento Portland, água potável e outros recursos minerais naturais, contribuindo para os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, podendo ser replicado na produção de todo tipo de produtos de construção civil.

Com o segundo prémio foi distinguida a Associação BIPP – Inclusão para a Deficiência promotora do programa Semear. O projeto aposta na inserção social de jovens adultos com deficiência ligeira e dificuldades intelectuais. Criado há quatro anos, o Semear funciona na zona da grande Lisboa e já colocou no mercado de trabalho mais de 20 pessoas todas elas na área agrícola e alimentar desempenhando tarefas desde a produção à transformação, distribuição e comércio.

O terceiro prémio foi atribuído ao GAT – Grupo de Ativistas em Tratamento – que trabalha na área do rastreio rápido de doenças como o VIH- Sida, sífilis e hepatites A e B. Concorreu a este galardão com a “Rede de Rastreio Comunitária” que implica a criação de parcerias com organizações de base comunitária um pouco por todo o país promovendo o rastreio rápido destas infeções.

Foram ainda atribuídas sete menções honrosas às instituições AGUIARFLORESTA – Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar, Associação Algarvia de Pais e Amigos de Crianças Diminuídas Mentais, Associação Cuidadores – Melhorar a vida de quem cuida, Câmara Municipal de Esposende, Cooperativa Integral Minga CRL, COOPÉRNICO – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável CRL e Os Pioneiros – Associação de Pais de Mourisca do Vouga.

Fonte: TSF

Terra Maronesa (+)

Siga-nos