Município de Valongo inaugura um novo espaço museológico

123

A Câmara Municipal de Valongo inaugurou a Casa-Museu Dias Oliveira, principal obreiro da elevação de Valongo a concelho em 1836. O equipamento está localizado no centro histórico da cidade, na rua com o mesmo nome do principal dinamizador desta medida junto à corte de D. Maria II.

“Depois de muitas anos em que a casa Dias d”Oliveira não esteve ao serviço da cultura, conseguimos finalmente que ela voltasse a estar disponível para a comunidade. Entendemos que era importante ter um núcleo permanente com a história de vida do Doutor Dias Oliveira, que foi um homem ilustre desta terra, que foi presidente do Conselho de Ministros no tempo da rainha D. Maria II. Desta forma será homenageado permanentemente. É uma questão de memória e foi possível fazermos a inauguração desse espaço que tem características para receber exposições e não só, e ser usada pela comunidade”, explicou José Manuel Ribeiro, presidente da autarquia.

No novo espaço cultural, numa das alas encontra-se uma exposição biográfica permanente sobre a vida de António Dias d’Oliveira e na galeria principal está patente a exposição temporária “Negro-Azul”, do artista plástico valonguense Domingos Loureiro. A marcação de visita deve ser feita através da Loja Interativa de Turismo do município, pelo telefone 222426490 ou pelos números móveis 911042398 e 911034971.

Fonte: JN