Torre Medieval descoberta na Ribeira do Porto

225

No âmbito das obras de requalificação por parte da empresa Municipal Domus Social, E.M. (dono de obra) de um edifício situado na Rua da Reboleira, 13, na cidade do Porto, na parede Oeste do mesmo edifício, na sua face interna, foi identificada, durante os trabalhos de monitorização arqueológica, uma estrutura com elementos arquitetónicos característicos da época medieval.

Trata-se de uma estrutura consolidada com, pelo menos, duas janelas em pisos diferentes. Uma janela destacada e atualmente colmatada e uma outra janela, esta com maiores dimensões, num plano inferior relativamente à primeira descrita. Ambas as estruturas possuem, tipologicamente, elementos de caracter medieval. Foram também identificadas diversas inscrições de tipo “marcas de canteiro” na extremidade norte da estrutura.

(…)

O trabalho arqueológico tem a direção do arqueólogo Gerardo Vidal Gonçalves, com a coresponsabilidade científica da Arqueóloga Dina Borges Pereira e o Arqueólogo António Sérgio Pereira. O trabalho é coordenado, institucionalmente, pela empresa EROS Environment research on Science Consulting.

Fonte: Arqueozine.com